terça-feira, 2 de junho de 2015

Os Judeus Que Lutaram Ao Lado Dos Alemães



Durante a Guerra de Inverno (1939–1940) entre Fin­lân­dia e União Soviética, a Fin­lân­dia foi forçada a ceder um pouco do seu ter­ritório para a URSS após ser der­ro­tada. Quando a Ale­manha lançou a Oper­ação Bar­barossa, em 22 de junho de 1941, a URSS lançou um ataque pre­ven­tivo à Fin­lân­dia, três dias depois. Com isso, a Fin­lân­dia aderiu à guerra do lado alemão, cedendo espaço em seu país para as tropas alemãs e tomando de volta o ter­ritório per­dido na Guerra de Inverno aux­il­i­ado por tropas e supri­men­tos alemães. Entre os sol­da­dos fin­lan­deses, 300 eram judeus. Ape­sar da exigên­cia da Ale­manha de que a Fin­lân­dia intro­duzisse leis anti­s­semi­tas, como no resto da Europa con­tro­lada pelos nazis­tas, os fin­lan­deses recusaram, tratando seus sol­da­dos judeus com respeito.

Quando Hein­rich Himm­ler vis­i­tou a Fin­lân­dia, em agosto de 1942, ele pediu ao Primeiro Min­istro Fin­landês, Jukka Rangell, uma resposta sobre a “Questão Judaica”. A resposta de Jukka foi curta e grossa: “Nós não temos uma Questão Judaica”.

Nos cam­pos de batalha, havia inclu­sive uma sin­a­goga para os sol­da­dos judaicos, com até mesmo alemães vis­i­tando e mostrando respeito aos cole­gas que ali oravam. Alguns sol­da­dos alemães que lutaram na Fin­lân­dia se viram obri­ga­dos a saudar os ofi­ci­ais supe­ri­ores fin­lan­deses que eram judeus. Ainda mais sur­preen­dente, haviam amizades entre sol­da­dos judeus alemães e fin­lan­deses, com alguns alemães sendo trata­dos por enfer­meiros judeus em hos­pi­tais militares.

Mesmo que estivessem ali­a­dos com um país que os desprezava, os judeus fin­lan­deses não tin­ham prob­le­mas em lutar ao lado dos alemães. Eles estavam lutando pela Fin­lân­dia. Durante a guerra, três judeus fin­lan­deses foram agra­ci­a­dos com a Cruz de Ferro, um prêmio alemão por bravura mil­i­tar. Nem todos os judeus fin­lan­deses rece­beram o prêmio de forma alegre.

Há relatos de um médico que foi agra­ci­ado com a Cruz de Ferro por esvaziar um hos­pi­tal enquanto ele estava sob o fogo de artil­haria, e na con­dec­o­ração, teria dito “Diga a seus cole­gas alemães que eu vou me limpar com este prêmio”. Dos 300 judeus que lutaram, 8 mor­reram pela Fin­lân­dia durante a Segunda Guerra Mundial, mas a questão se man­tém: O que teria acon­te­cido com eles se Hitler hou­vesse ganho?

0 comentários:

Postar um comentário