Home
/ Os Diferentes Tipos de Depressão
terça-feira, 2 de junho de 2015
Os Diferentes Tipos de Depressão
Depressão é muito mais do que estar apenas triste: É uma doença que afeta boa parte de sua vida diária e não necessariamente vai embora por conta própria. O termo oficial é “depressão clínica”, e esta condição pode não ser temporária e “melhorar com o tempo”. Neste artigo, buscamos apresentar alguns tipos e condições da doença, visando informar as diferenças de causas e sintomas da mesma.
Depressão maior
Este é um dos tipos mais comuns de depressão. É uma tristeza contínua, que dura todo o dia e toda a noite, interferindo nas atividades diárias de uma pessoa. Atividades que antes eram agradáveis passam a não oferecer mais o mesmo prazer. Há uma variedade de outros sintomas, que podem incluir uma sensação de vazio, falta de motivação, falta de sono (ou excesso), dores de cabeça, indigestão, fadiga e irritabilidade. Pensamentos de morte e suicídio também podem aparecer em casos extremamente graves. A maioria das pessoas sofre com episódios de depressão maior pelo menos uma vez na vida.
Distimia
Esta é uma forma mais branda da depressão maior. Os sintomas existem, mas a pessoa ainda é capaz de exercer suas atividades, mesmo que com algum esforço a mais. Estes casos são tão comuns quanto os de depressão maior. Não há pensamentos extremos como os de morte e suicídio, visto que a sensação de tristeza é um pouco menor em relação ao da depressão maior.
Transtorno depressivo persistente
Este é o nome clínico para um episódio de depressão que dura pelo menos dois anos. Os sintomas podem variar entre a gravidade da condição, mas para que o diagnóstico aponte este tipo de depressão, é necessário que os sintomas estejam presentes por mais de dois anos.
Depressão psicótica
Esta condição se aplica em casos onde o indivíduo passa por um rompimento com a realidade, gerando alucinações e delírios durante um episódio de depressão maior. Pacientes com este tipo de depressão normalmente são mais susceptíveis às ideias de morte e suicídio.
Depressão pós-parto
Após dar a luz à uma criança, a mulher está sujeita a alterações hormonais e físicas graves. O estresse gerado pela necessidade de aprender a lidar com o novo membro da família pode fazer com as mulheres desenvolvam este tipo de depressão. Os sintomas são semelhantes aos da depressão maior, mas em níveis menores.
Transtorno afetivo sazonal
Este é um tipo de depressão causada pela falta de luz solar. Esta condição é muito comum em países onde o inverno é extremamente rigoroso, como os países do extremo norte: Finlândia, Noruega, etc. Os sintomas incluem os que são comuns a outros tipos de depressão, embora neste caso exista ainda a possibilidade de ganhar peso.
Finalizando
A depressão pode ser causada por uma série de fatores, do estresse diário a fatores biológicos, como desequilíbrios químicos no cérebro. Alguns traços de personalidade, como uma tendência a se preocupar ou ver o mundo com um ar pessimista, pode fazer com que alguém seja mais suscetível à depressão.
Jonatas Moreira
Out too the been like hard off. Improve enquire welcome own beloved matters her. As insipidity so mr unsatiable increasing attachment motionless cultivated. Addition mr husbands unpacked occasion he.

0 comentários:
Postar um comentário