terça-feira, 2 de junho de 2015

A árvore tão mortal que era usada como instrumento de tortura



Aárvore ostenta fru­tos verdes que se pare­cem com peque­nas maçãs. Os espan­hóis a chamavam de arbol de la muerta, ou “árvore da morte”. A árvore manchi­neel é a mais mor­tal do mundo. Se você tocar na casca ou fol­has ficará com queimaduras graves, e comer qual­quer uma de suas fru­tas per­fumadas é uma escolha poten­cial­mente letal. A árvore tem sido muito uti­lizada para o fornec­i­mento de seiva para dar­dos enve­ne­na­dos, e como um lugar para amar­rar e tor­tu­rar, con­quis­ta­dores espanhóis.

A árvore parece comum, e pode chegar a 15 met­ros de altura. É encon­trada prin­ci­pal­mente no sud­este dos Esta­dos Unidos, Caribe e América Cen­tral. Sua casca é castanha-acinzentada, e suas fol­has pos­suem uma col­oração verde brilhante.

Os fru­tos da árvore pos­suem um cheiro doce e atraente. Cada parte da árvore é venenosa, e só entrar em con­tato com ela pode ser poten­cial­mente letal. As fol­has e a casca con­têm um veneno que irrita a pele e causa bol­has graves. A seiva leitosa que vaza de fer­i­men­tos na árvore tam­bém causa bol­has graves. Se a seiva tocar em mem­branas mucosas de uma pes­soa pode causar queimaduras graves. Os fru­tos fazem com que a árvore seja ainda mais mor­tal. Pare­cem peque­nas maçãs verdes, com ape­nas uma ou duas pole­gadas de diâmetro.

São muito cheirosos, e aque­les que são cora­josos o sufi­ciente para comê-los dizem que eles tem de fato um bom gosto. Mas comer ape­nas uma pequena quan­ti­dade vai deixar bol­has e queimaduras na boca e gar­ganta. Grandes quan­ti­dades são mor­tais. Se está chovendo, a água que cai das fol­has traz tox­i­nas e queima a pele de qual­quer pes­soa. De fato, há relatos de nativos da Flórida do século 16 que pren­deram con­quis­ta­dores espan­hóis sobas árvores durante a chuva para queimar e cegá-los.

0 comentários:

Postar um comentário