Para melhor responder a questão que o título traz, vamos analisar o que os dois termos têm em comum. Psicopatas e sociopatas não têm uma bússola moral, eles geralmente são incapazes de simpatizar com os sentimentos dos outros, e não têm uma concepção definida de ética. Eles também têm um sentido inexistente ou quase inexistente de desgosto. Ou seja, são capazes de olhar coisas que fariam outras pessoas passar longe. Agora, vamos falar sobre as diferenças. Mas antes, um aviso importante: Neste artigo vamos utilizar os termos “normalmente” e “muitas vezes”, visto que em se tratando de condições de psicopatia e sociopatia, não existem regras definidas e receitas de bolo.
Nem todos se encaixam perfeitamente em todas as categorias. O termo “psicopata” normalmente é utilizado para descrever uma pessoa que cruzou a linha de comportamento moral de uma sociedade. Eles são os assassinos, os serial killers, etc. Alguns fazem horrores apenas para ver o que acontece. Eles também são os que a sociedade enxerga como um perigo para os outros. Por outro lado, um “sociopata” é aquele que não possuem emoção e habilidade para se relacionar com os outros, mas não apresentam uma ameaça para a sociedade. Embora não sejam tão perigosos, podem causar problemas graves no meio pessoal, seja em um grupo de amigos ou mesmo dentro da família.
Entretanto, normalmente, sociopatas não partem para a violência. Outra grande diferença entre os dois é a maneira como são criados. Segundo estudos recentes de psicologia, psicopatas são sempre psicopatas. Traços genéticos ou composição química do cérebro fazem com que a pessoa com esta condição não tenha a ética e a empatia que a maioria das pessoas tem. Os sinais de que algo não está certo com a pessoa geralmente são visíveis a partir de uma idade ainda jovem.
Um sociopata, no entanto, muitas vezes se torna um através de sua criação. Fatores como abusos ou uma infância difícil podem fazer com que uma pessoa se desligue emocionalmente e desenvolva gradualmente um cenário de sociopatia. Em suma, os psicopatas são aqueles que oferecem maior risco às pessoas que estão em sua volta.
Um sociopata pode viver com você em uma relação estranha e desconfortável, mas normalmente sem riscos de violência. Um sociopata pode mostrar uma série de características que os fazem pessoas desagradáveis, como excesso de mentiras, falta de empatia, egoísmo, mas ele provavelmente não vai tentar matar ninguém. Os danos causados por sociopatas normalmente são emocionais. Já psicopatas causam danos físicos e emocionais, e não ligam para nenhum dos dois.
0 comentários:
Postar um comentário