terça-feira, 2 de junho de 2015

A maior causa das mudanças climáticas é também responsável por nossa sobrevivência



A agri­cul­tura é a ativi­dade mais impor­tante para a sobre­vivên­cia da nossa espé­cie. Por causa de nossa agri­cul­tura seden­tária, os seres humanos foram capazes de crescer e for­mar uma pop­u­lação de sete bil­hões de pes­soas. Nós somos os mamíferos mais bem suce­di­dos que já exi­s­ti­ram. Ironi­ca­mente, a prática que nos per­mi­tiu crescer expo­nen­cial­mente é agora uma das maiores causas de um prob­lema que afeta o mundo em que vive­mos. A agri­cul­tura é o maior con­tribuinte para o aque­c­i­mento global, prob­lema que vem aumen­tando a tem­per­atura global dev­ido a quan­ti­dade de dióx­ido de car­bono na atmos­fera. Se não exis­tisse dióx­ido de car­bono na atmos­fera, o plan­eta seria feito de gelo.
A Terra pos­sui méto­dos nat­u­rais para lidar com o dióx­ido de car­bono, como a absorção dos oceanos, con­sumo por parte das plan­tas, entre out­ros proces­sos. Entre­tanto, em mea­dos de 1800, países como Esta­dos Unidos e Reino Unido começaram a queimar com­bustíveis fós­seis e a des­matar grandes áreas flo­restais, para que fosse pos­sível ini­ciar um cam­inho para a indus­tri­al­iza­ção. Essas ativi­dades lançaram quan­ti­dades maiores de dióx­ido de car­bono para a atmos­fera ter­restre do que ela estaria pronta para receber.
Como resul­tado a Terra (que pos­sui perío­dos de aque­c­i­mento e res­fri­a­mento nat­u­rais), começou a aque­cer rap­i­da­mente para tem­per­at­uras maiores. Grande parte das cam­pan­has atu­ais para lidar com o aque­c­i­mento global focam em automóveis que usam gasolina e lib­eram dióx­ido de car­bono. Entre­tanto, o maior con­tribuinte para o prob­lema é a agri­cul­tura. Cerca de 25% de toda emis­são de dióx­ido de car­bono está rela­cionada à agricultura.
Isto pode ser expli­cado pela neces­si­dade que a agri­cul­tura com­er­cial tem de expandir suas áreas para suprir uma quan­ti­dade maior de demanda. Essa expan­são resulta em um maior deflo­resta­mento. Alguns fer­til­izantes à base de com­bustível, uti­liza­dos em algu­mas plan­tações, tam­bém pos­suem efeito prej­u­di­cial à nossa atmosfera.
Se a agri­cul­tura pos­sui um efeito tão grande sobre o aque­c­i­mento global, quais efeitos pode ter o aque­c­i­mento global sobre a agri­cul­tura? Muitos sis­temas ambi­en­tais podem mudar, tornando-os menos propí­cios para a agri­cul­tura. Entre­tanto, o aumento do dióx­ido de car­bono pode resul­tar em mel­hor pro­du­tivi­dade nas áreas que são cul­tiváveis.

0 comentários:

Postar um comentário