A agricultura é a atividade mais importante para a sobrevivência da nossa espécie. Por causa de nossa agricultura sedentária, os seres humanos foram capazes de crescer e formar uma população de sete bilhões de pessoas. Nós somos os mamíferos mais bem sucedidos que já existiram. Ironicamente, a prática que nos permitiu crescer exponencialmente é agora uma das maiores causas de um problema que afeta o mundo em que vivemos. A agricultura é o maior contribuinte para o aquecimento global, problema que vem aumentando a temperatura global devido a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Se não existisse dióxido de carbono na atmosfera, o planeta seria feito de gelo.
A Terra possui métodos naturais para lidar com o dióxido de carbono, como a absorção dos oceanos, consumo por parte das plantas, entre outros processos. Entretanto, em meados de 1800, países como Estados Unidos e Reino Unido começaram a queimar combustíveis fósseis e a desmatar grandes áreas florestais, para que fosse possível iniciar um caminho para a industrialização. Essas atividades lançaram quantidades maiores de dióxido de carbono para a atmosfera terrestre do que ela estaria pronta para receber.
Como resultado a Terra (que possui períodos de aquecimento e resfriamento naturais), começou a aquecer rapidamente para temperaturas maiores. Grande parte das campanhas atuais para lidar com o aquecimento global focam em automóveis que usam gasolina e liberam dióxido de carbono. Entretanto, o maior contribuinte para o problema é a agricultura. Cerca de 25% de toda emissão de dióxido de carbono está relacionada à agricultura.
Isto pode ser explicado pela necessidade que a agricultura comercial tem de expandir suas áreas para suprir uma quantidade maior de demanda. Essa expansão resulta em um maior deflorestamento. Alguns fertilizantes à base de combustível, utilizados em algumas plantações, também possuem efeito prejudicial à nossa atmosfera.
Se a agricultura possui um efeito tão grande sobre o aquecimento global, quais efeitos pode ter o aquecimento global sobre a agricultura? Muitos sistemas ambientais podem mudar, tornando-os menos propícios para a agricultura. Entretanto, o aumento do dióxido de carbono pode resultar em melhor produtividade nas áreas que são cultiváveis.
0 comentários:
Postar um comentário